Um novo medicamento promissor para o tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fraturas ósseas deverá estar disponível já na próxima semana.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o novo medicamento romosozumab (marca Evenity), da farmacêutica Amgen, que parece aumentar drasticamente a densidade óssea. A Amgen relata que também disponibilizará informações de preços na próxima semana.
Os médicos estão otimistas de que a droga reduzirá muito o risco de fraturas, além do que as dezenas de medicamentos existentes foram capazes de fazer, em pacientes com osteoporose mais grave.
A maioria dos medicamentos atuais – incluindo Fosamax e Boniva – são bifosfonatos que retardam ou impedem a perda de densidade óssea, mas não reconstroem os ossos. Essa também é a classe de medicamentos rejeitados por alguns pacientes após relatos de efeitos colaterais raros, porém assustadores, como fraturas do fêmur e um tipo de deterioração óssea (osteonecrose) na mandíbula.
Mas o novo medicamento, que pertence a uma classe de medicamentos para osteoporose conhecidos como anabolizantes (existem outros dois desse tipo disponíveis agora), é um destaque claro.
E as alterações na densidade óssea com este medicamento parecem bastante grandes. Em dois ensaios clínicos envolvendo mais de 11.000 mulheres com osteoporose pós-menopáusica, o romosozumab pareceu reduzir o risco de fratura da coluna vertebral em 73% em comparação com um placebo.
Os ensaios clínicos do fabricante mostraram que, após um ano com o novo medicamento, os benefícios da densidade óssea poderiam ser mantidos pelo segundo ano, quando o romosozumab fosse seguido pelo denosumab, um bifosfonato.
Em comunicado à imprensa, os funcionários da FDA também destacaram os possíveis efeitos colaterais do medicamento, que incluem ataque cardíaco e derrame. Essas condições cardiovasculares apareceram como bandeiras vermelhas nas rodadas anteriores da revisão do medicamento.
Portanto é essencial, antes de tomar qualquer tipo de medicação, a conversa com o especialista para prescrição adequada. Agindo assim, você contribui para manutenção de sua saúde.
Fale com a SOCEC